O Centro está instalado na antiga fábrica da baleia SIBIL, equipamento industrial que se dedicou à transformação dos grandes cetáceos em óleos e farinhas. Foi desactivada no início nos anos 80 do século XX. Entre 2005 e 2007 o edifício da SIBIL foi recuperado pelo Município das Lajes do Pico.
Na actual fase do Centro podem ver-se em permanência os equipamentos fabris e exposições multimédia sobre a fábrica e a biologia e ecologia dos grandes cetáceos. O Centro promove também eventos artísticos e culturais diversos e animação pedagógica. Está aberto ao público diariamente, com Loja, Bar e espaço de lazer de ar livre.
Na segunda fase, será criado um Núcleo de Ciências Marinhas, vocacionado para a investigação aplicada, contando para isso com a participação científica da Universidade dos Açores.
O Centro, propriedade da Câmara Municipal das Lajes do Pico, é gerido pela CULTURPICO, Empresa Municipal.
Este espaço encontra-se aberto de segunda-feira a domingo, ininterruptamente das 10 às 19 horas. Os ingressos custam €2.50 por pessoa, com desconto de 50% nos seguintes casos:
- Cartão Jovem
- Pessoas com mais de 65 anos
-Grupos de 10 ou mais pessoas
Entradas gratuitas:
- Crianças até aos 12 anos
Poderão ser feitas reservas para visitas guiadas às segundas-feiras (das 13 às 17:30 horas) e quintas-feiras (das 10 às 13 horas). |