O ponto de partida para o passeio pedestre, pelo vale glaciário do Zêzere, é um local mítico: a Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental. Siga em direção às ruínas do teleférico e desça por florestas até ao Covão do Ferro onde se encontra a Barragem de Padre Alfredo. Imagine um glaciar de 80m de altura escoando constantemente sobre os vales periféricos.
Continue a descida da estrada até ao Covão da Ametade, onde pode fazer uma pausa numa zona fantástica de apoio ao campista, em plena área de reserva biogenética e ainda visitar a nascente do rio Zêzere. Depois de passar o Covão de Albergaria na sinuosidade do vale aviste a grande "espinha dorsal" que parece dividir o vale em dois. Trata-se do Espinhaço do Cão formado pelo glaciar proveniente do Vale da Candeeira.
Um pouco mais à frente a linha de água oferece uma maravilhosa paisagem sobre os Covões. Continuando por entre as pastagens das margens do rio Zêzere, siga em direção a Manteigas onde o percurso termina, mas o seu passeio não.
Experimente um percurso todo-o-terreno na montanha, começando no Largo da Igreja Matriz da Vila do Carvalho, subindo em direção à montanha, passando as quintas agrícolas que ocupam as gentes da vila. O estradão em terra batida conduz a troços outrora utilizados pelos operários que trabalhavam a lã, que por ali levavam os rebanhos em direção às pastagens. Mais acima, encontra-se o Miradouro e a Fonte da Serra.