www.visitportugal.com

Вспомнить и поделиться впечатлениями

Поделитесь своими впечатлениями от поездки в Португалию.
ы можете загрузить свои фотографии, небольшие видео и рассказать нам, как прошло ваше путешествие. Формат видео: MP4, OGG, AVI, MOV, FLV, OGV, WEBM / Макс. размер 75 МВ. Макс. размер фото: 1 МВ
Назад
Рейтинг -
Fui ali pisar as uvas à Herdade das Servas
Rita Rufino до 28/09/2018
A vida é feita de experiências e, cada vez mais, acredito que devemos arriscar e viver os momentos intensamente. No sábado passado fui visitar a Herdade das Servas, em Estremoz, e estreei-me na pisa da uva.

A viagem de Ponte de Sor a Estremoz é tranquila, com uma paisagem serena típica do Alto Alentejo. Como me perdi no trajecto, algo muito natural em mim, entrei na cidade de Estremoz e pelo pouco que vi constatei que merece uma visita profunda. Fica aqui a promessa.

Chegada à Herdade, deparo-me com uma entrada imponente, típica dos livros de romances passados na Toscana. Sou recebida pelo André Marques que me faz uma breve apresentação da Herdade, dos vinhos e da família Serrano Mira.

Este casamento a três tem cerca de 350 anos e, segundo o André, a produção de vinho no seio familiar vai até à 13ª geração. Os irmãos Luís e Carlos cresceram a ouvir histórias passadas no campo, aprenderam a ler os sinais da uva e a sentir a terra. Talvez por isso respeitem o amadurecimento do fruto e os tempos da colheita, e rezem pela boa vontade da mãe natureza. Um dos segredos partilhados foi que a única água que as uvas da Herdade das Servas recebem é a da chuva para que a mão humana não interfira no processo. Esta família aposta na qualidade do vinho e isso nota-se quando bebemos os seus néctares.

A visita guiada foi feita pela Mafalda Nunes, uma menina doce e entendida na arte da confecção do vinho da Herdade das Servas e do dia-a-dia dos restantes trabalhadores. Aqueles que todos os dias dão o litro, não apenas no campo mas também nos lagares.

A prova de vinhos, como manda a tradição, é feita num ambiente descontraído e elegante. Aliás, há que salientar a organização e o empenho nos pormenores em todos os departamentos da Herdade. A prova incluiu vinho branco, tinto, rosé, alvarinho (sim, há alvarinho em Estremoz e recomendo) e licor. Não sou, de todo, uma entendida em vinhos mas sei do que gosto e do que me sabe menos bem. E devo confessar que gostei muito da experiência.

Mas a visita à Herdade das Servas não é só beber vinho e visitar o espaço. Depois da prova, há que dar aos pés. Depois de bem equipada, aqui não há pés descalços até por uma questão de higiene, saltei muito a medo para dentro de um lagar de inox que continha uvas até a meio das minhas coxas. Não posso dizer que a primeira sensação é super agradável porque não é. Além de estranho não é de todo fácil. Mas com a continuação adaptamo-nos. Segundo a Mafalda, os trabalhadores pisam as uvas durante uma hora, com intervalos de três horas. Deixo aqui a dica para alguns exercícios de ginásio.

A Herdade das Servas é um projecto familiar que tem as portas abertas ao longo de todo o ano. A sua visita é uma experiência única e enriquecedora não apenas para famílias mas também para convívio entre amigos e encontros românticos. É fundamental conhecermos o trabalho duro que está por detrás dos produtos que adquirimos. Está na hora de seleccionarmos o que consumimos e de valorizarmos o que é nosso.
Для того, чтобы оставить комментарий, необходимо пройти логин.

Введите логин, чтобы добавить или редактировать содержание.
Углубленный поиск
Планирование Посмотрите выбранные вами разделы и создайте свой план или свою брошюру
Вы забыли свой пароль?
Войдите через социальные сети
*Подождите, пожалуйста. *Инструкции по восстановлению пароля будут направлены на ваш e-mail. *E-mail не отправлен. Попробуйте снова.
Войдите через социальные сети

Этот сайт использует cookies с целью улучшения навигации по сайту и не сохраняет идентификационные данные пользователей.
Вы можете деактивировать эту функцию в настройках своего браузера. Более подробная информация доступна в Положения и условия использования и обработки личных данных

close